1 de junho de 2014

Amostragem: Para que serve e quando utilizar

Amostragem é uma técnica estatística que significa extrair do todo (população) uma parte (amostra) com o propósito de avaliar certas características desta população. As principais razões para o uso de amostragens são:

1) Economia: Quando não houver tempo e/ou recursos suficientes para estudar toda a população, é bem mais econômico estudar parte dela.

2) Tempo: existem situações que não haveria tempo suficiente para pesquisar toda a população – a característica a ser estudada é muito variável, sujeita a alteração brusca em curto período de tempo; ou uma pesquisa eleitoral;

3) Confiabilidade dos dados: pesquisar um número menor de elementos ajuda na verificação de erros;

4) Operacionalidade: a condução do estudo fica bem mais fácil com menor número de elementos pesquisados.


Um plano de amostragem deve responder às seguintes questões: quem pesquisar (unidade de amostragem), quantos pesquisar (o tamanho da amostra) e como selecionar (o procedimento da amostragem). A decisão de quem pesquisar exige que o universo seja definido de modo que uma amostra adequada possa ser selecionada. 

Quando não se deve utilizar amostragem:

Existem situações em que não se deve fazer amostragem porque o resultado do estudo precisa ser altamente preciso como é o caso do censo demográfico realizado a cada dez anos pelo IBGE. O parâmetro número de habitantes residentes no país é fundamental para o planejamento de políticas de governo e deve ser avaliado com grande precisão. Por isso, se deve pesquisar toda a população.

Também não se deve fazer amostragem quando população do estudo é pequena. pois devemos nos lembrar que, a validade do estudo está diretamente ligada ao tamanho da amostra. Amostras muito pequenas geram dados imprecisos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome. Vá até 'Comentar como:', logo abaixo do campo de comentários, e clique em 'Nome/URL'.
Seria muito bom conhecer você!

Postagens