13 de julho de 2012

Desenho de um estudo

Classificação dos desenhos de estudo


Classificação dos desenhos de estudo


A classificação do desenho de um estudo está diretamente relacionado com o tipo de abordagem metodológica que será utilizado para responder à pergunta do estudo. No entanto, para que a classificação seja feita de maneira correta, é necessário observar os fatores mais importantes que irão determinar a escolha adequada do desenho.

Primeiramente é necessário levar em consideração a ação do pesquisador durante a condução do estudo.


Primeiramente é necessário levar em consideração a ação do pesquisador durante a condução do estudo. 

A ação do pesquisador é definida segundo a posição que ele adota diante dos sujeitos da pesquisa.

a) Nos estudos observacionais o observador (pesquisador) apenas observa, de modo passivo, a ocorrência dos eventos sobre os sujeitos da pesquisa.

b) Nos estudos experimentais o observador (pesquisador) exerce uma intervenção direta sobre o objeto em estudo. A intervenção pode ser uma medida terapêutica (uma dieta, um medicamento,fisioterápica) ou uma medida preventiva (vacina, processo educativo, redução de fatores de risco etc).


Em segundo lugar é necessário levar em consideração qual será a unidade de análise a ser utilizada.

Quando a unidade de análise é o indivíduo: 
São os chamados estudos individuado onde os dados são coletados de cada indivíduo introduzido no estudo. Entre os estudo que têm como unidade de análise o indivíduo estão: os estudos de caso, série de casos, estudos de coorte, os estudos de caso-controle, os ensaios clínicos.

Quando a unidade de análise é a população ou grupos populacionais 
onde os dados são coletados da população como um todo (mais frequentemente agregados em função de fatores geográficos ou temporais). Entre os estudos populacionais estão os estudos transversais ou inquéritos, levantamentos, estudos de prevalência. São estudos que produzem uma visão “instantânea” da situação de saúde de uma população ou comunidade, com base na investigação do estado de saúde de cada um dos membros do grupo investigado.

Em terceiro lugar: o tipo de estudo a ser escolhido está diretamente ligado à pergunta da investigação (tema). Tanto os estudos observacionais como experimentais podem ser conduzidos com indivíduos ou com populações. 


Outro eixo freqüentemente identificado nessas pesquisas é o temporal, isto é, a relação de tempo que se estabelece entre exposição e desfecho. A existência de um período de seguimento dos indivíduos em estudo define dois grupos: os estudos transversais e os estudos longitudinais.

Nos estudos transversais não existe período de seguimento, os dados são colhidos num único ponto no tempo e representam um corte transversal ou fotografia das características da população em estudo e são usados, por exemplo, para estudar a prevalência das doenças. No caso dos estudos longitudinais, existe um período de seguimento ou seja, existem pelo menos dois pontos no tempo em que se colhem dados e permitem estudar as mudanças de estado que ocorreram na população durante o período em que esta foi seguida, são usados, por exemplo para estudar a incidência das doenças e em estudos experimentais.

Quanto ao período de referência, isto é, o período a que se referem os dados que são colhidos num estudo, existem dois tipos de estudos: os estudos retrospectivos e os estudos prospectivos.

2 comentários:

  1. Adorei as orientações. De fácil entendimento e me ajudou bastante. Obrigada. Vou compartilhar! Claudia Dayube

    ResponderExcluir
  2. da onde foi tirado?qual a biblio?

    ResponderExcluir

Não esqueça de informar seu nome. Vá até 'Comentar como:', logo abaixo do campo de comentários, e clique em 'Nome/URL'.
Seria muito bom conhecer você!

Postagens