8 de julho de 2012

Como formular as hipóteses de um estudo

Alguns tipos de estudos (estudos quantitativos) exigem que ao final da introdução, o autor formule uma suposição dos achados que espera encontrar (hipóteses) que devem ser comprovadas vias testes estatísticos.Nos estudos  qualitativos a formulação de hipóteses não é obrigatória embora possa ser um bom instrumento para orientar melhor o trabalho.

A formulação da hipótese está relacionada diretamente ao foco que você encontrou para o seu tema dentro de determinado assunto. A pesquisa pode confirmar ou refutar a(s) hipótese(s) levantada(s). HIPÓTESES NÃO são perguntas, mas SIM AFIRMAÇÕES. Alguns autores utilizam a expressão “questões norteadoras” em vez de hipóteses.

Seguindo o exemplo dado sobre o desenvolvimento do tema na seção de Introdução do estudo. Citamos abaixo alguns exemplos de como as hipóteses podem ser formuladas: 


·         A hipótese deste estudo é que a prática de atividade física influencia na diminuição da pressão arterial de maneira diferenciada em homens e mulheres;
·          A  hipótese deste estudo é que ocorre um aumento no nível sérico de colesterol em homens hipertensos e fumantes;
·         hipótese deste estudo é que a pressão sanguínea sistólica é aumentada em mulheres na faixa etária de 30 a 35 anos que fazem uso de anticoncepcional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome. Vá até 'Comentar como:', logo abaixo do campo de comentários, e clique em 'Nome/URL'.
Seria muito bom conhecer você!

Postagens