8 de julho de 2012

Como iniciar a Introdução de um estudo

A introdução de uma monografia ou de uma tese é o início do estudo portanto, o autor deve primeiramente, fornecer ao leitor uma visão ampla sobre o “Assunto” do qual o tema foi selecionado. É nesta seção que vai descrever o que a literatura informa sobre o “Assunto” até o momento. Se for uma doença, deve dar enfoque para: Como ela se manifesta? Qual órgão é acometido? A doença está relacionada com determinada faixa etária? Ao gênero? À raça? É mais característica em determinados grupos da sociedade?

É importante relatar sobre a distribuição geográfica da doença ou seja: É mais incidente em determinados países, cidades, estados? Qual a incidência ou prevalência da doença no Brasil e/ou na localidade em que o estudo será realizado? O que os estudos anteriores e  os estudos recentes, relataram sobre o assunto? É na introdução que você deve demonstrar tudo aquilo que estudou a respeito do “Assunto” e só então dirigir a atenção do leitor sobre como o “Tema” se insere dentro desse assunto procurando focar a relevância do tema que você selecionou. Deixar bem claro, “em quê” o seu trabalho pode se diferenciar dos outros publicados até o momento relacionados a este mesmo tema?

A introdução NUNCA deve conter a sua opinião sobre os fatos. A linguagem deve ser clara e expositiva, utilizando frases curtas, sendo simples e direto. Evitar divagar demais em torno do assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome. Vá até 'Comentar como:', logo abaixo do campo de comentários, e clique em 'Nome/URL'.
Seria muito bom conhecer você!

Postagens