8 de julho de 2012

O que é um estudo observacional e o que é um estudo experimental?

São os objetivos de um estudo que vão definir o tipo do estudo a ser realizado.

De um modo geral, os estudos podem ser observacionais ou experimentais.



Os estudos observacionais são conduzidos sem a ação do investigador, ele  simplesmente observa e mede o objeto de estudo (pacientes, as características da doença, etc) sem intervir ou modificar qualquer aspecto que esteja estudando. Podem ser analíticos ou descritivos. 

Nos estudos experimentais ou estudo de intervenção existe uma intervenção intencional do pesquisador sobre o objeto de estudo, seja pela exclusão, inclusão ou modificação de um determinado fator. São estudos onde o investigador se faz a seguinte pergunta: determinada intervenção funciona? Tem efeito? É melhor do que outra intervenção?  Portanto podemos definir os estudos experimentais como um teste. Uma comparação entre fazer alguma coisa e não fazer nada ou entre fazer alguma coisa e fazer outra diferente para ver qual a melhor decisão a ser tomada.


Os estudos observacionais podem ser analíticos ou descritivos.


Segundo Almeida Filho (1990), os estudos descritivos têm como objetivo registrar a frequência de determinado agravo e verificar sua distribuição no tempo (período do ano ou mês) e no espaço (localidades). Já os estudos analíticos buscam explicar a ocorrência de determinado agravo, buscando relacionar a sua ocorrência a um ou mais fatores. 


Bibliografia:
ALMEIDA FILHO, N. e M. Z. Rouquayrol. Introdução à Epidemiologia Moderna.
Salvador - Rio de Janeiro, Apce Produtos do Conhecimento e ABRASCO, co-
edição, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome. Vá até 'Comentar como:', logo abaixo do campo de comentários, e clique em 'Nome/URL'.
Seria muito bom conhecer você!

Postagens