9 de julho de 2012

Noções básicas sobre amostragem probabilística

A amostragem será probabilística quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado. Caso contrário, a amostragem será não probabilística. Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível. 

A grande vantagem deste método é que os resultados obtidos na pesquisa podem ser projetados para a população total.


I- Tipos de amostragem probabilística:

a) Amostragem aleatória simples (AAS)

b) Amostragem estratificada;

c) Amostragem sistemática;

d) Amostragem por conglomerado;

Quando devemos utilizar amostras com reposição ou sem reposição?

Quando a população é grande (infinita) selecionar amostras com ou sem reposição não irá alterar a probabilidade do elemento seguinte ser selecionada.

Em geral, deve-se dar preferência ao tipo de amostragem aleatória simples sem reposição, principalmente quando se trata de populações com reduzido número de unidades amostrais.

Observação importante: 
Podemos ter uma AAS com reposição, se for permitido que uma unidade possa ser sorteada mais de uma vez, e sem reposição, se a unidade sorteada for removida da população.
Do ponto de vista da quantidade de informação contida na amostra, amostrar sem reposição é mais adequado A amostragem sem reposição é mais eficiente que a amostragem com reposição e reduz a variabilidade uma vez que não é possível retirar elementos extremos mais do que uma vez.

IMPORTANTE: A amostragem por conglomerado não é exclusiva de estudos que envolvem área geográfica. Ela pode ser utilizada também em situações quando não se possui o conhecimento de toda a população em que a população é heterogênea e não se possui uma lista contendo todos os nomes dos elementos da população (clínicas, escolas, indústrias, etc);

 Muitas vezes a amostragem por conglomerados pode ser uma opção quando é necessário selecionar 
amostras de uma população que seja heterogênea mas que, pelo fato de não se ter uma listagem dos elementos que pertencem a ela não se pode optar por uma amostragem estratificada (a qual necessita destas informações para que os estratos da população sejam identificados). 



15 comentários:

  1. Obrigado pelo post, foi util :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado foi muito útil.... :D

    ResponderExcluir
  3. obrigadooo, foi muito útil =D
    vlw mesmo ^^

    ResponderExcluir
  4. ótimo post, ficou excelente, parabéns!
    me ajudou bastante!
    valeu. =)

    ResponderExcluir
  5. otimoooooooooooooooooooo, muito bem explicado, obrigada!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a todos. Minha intenção realmente é facilitar o trabalho do aluno que está iniciando e dificilmente encontra explicações em uma linguagem de fácil entendimento.
    Fico feliz por ter ajudado vocês.
    Nádia

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!!! Gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens da amostra probabilística aleatória estratificada?? E amostra conglomerado?

    ResponderExcluir
  8. FOI MUITO BOM ,CONTIUDO BEM DETALHADO E BEM EXPLICADA MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  9. É bastante explicito, valeu.

    ResponderExcluir
  10. Quanto à pergunta sobre as vantagens e desvantagens da amostra probabilística estratificada e a amostra por conglomerado. Aqui vai a resposta:A amostragem probabilística aleatória estratificada é recomendável apenas quando a população pode ser subdividida em subpopulações que são os estratos e estes devem ser homogêneos e pelo menos serem aproximadamente do mesmo tamanho. A grande vantagem deste tipo de amostra é que você pode generalizar os seus resultados. A AMOSTRA É FEITA A PARTIR DE INDIVÍDUOS DA POPULAÇÃO. No entanto, a desvantagem é que apesar de a amostragem estratificada apresentar resultados satisfatórios, muitas vezes a falta de informações sobre a população pode dificultar o processo de estratificação. Sumarizando, a amostragem estratificada proporcional apresenta os melhores resultados possíveis. A grande dificuldade em deve-se ao grau de conhecimento necessário sobre a população, que geralmente não existe ou é impraticável de ser obtido. Uma forma alternativa de amostragem consiste no uso de conglomerados.
    A amostragem por Conglomerado, A AMOSTRAGEM É FEITA A PARTIR DE GRUPOS (MORADORES DE UM DETERMINADO BAIRRO) E NÃO DE INDIVÍDUOS O primeiro passo para se usar este processo é especificar conglomerados apropriados. Os elementos em um conglomerado devem ter características similares. Este tipo de amostragem deve ser utilizado para reduzir custos de pesquisas que abrangem grande extensão de área, você tem uma maior facilidade para obter a amostra economiza dinheiro e tempo porque permite concentrar os sujeitos da pesquisa em áreas próximas,

    ESPERO TER AJUDADO.
    Nádia

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, explicação clara e coesa. Parabéns

    ResponderExcluir
  12. Foi dificil percbr cm xplicacao d meu. Docent, nao pk ele nao sab talvz pela metodologia k ele usa, mas ctg é bm facil e simplificad

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado pelo tópico. Foi útil e que façam mais vezes.

    ResponderExcluir
  14. obrigado, foi uma grande ajuda

    ResponderExcluir

Não esqueça de informar seu nome. Vá até 'Comentar como:', logo abaixo do campo de comentários, e clique em 'Nome/URL'.
Seria muito bom conhecer você!

Postagens