8 de julho de 2012

Como fazer a Justificativa de um estudo

A Justificativa é um dos tópicos mais importante de um estudo de pesquisa já que é nesta parte que o aluno irá falar sobre o “motivo” de ter escolhido aquele tema e consequentemente ter delimitado aquele problema. Ela deve ser elaborada em texto único e sem tópicos.


Algumas instituições costumam delimitar um número de 25 ou 30 linhas. No entanto, outras aceitam que a justificativa seja formulada em 1 ou 2 páginas no máximo.

Nesta seção você deve apresentar a argumentação sobre o “motivo” de ter delimitado aquele problema em particular. Seu texto precisa responder duas questões principais:

- O que será pesquisado?

- Por que é relevante social e cientificamente, esta pesquisa?


DICA IMPORTANTE: A justificativa deve dizer onde está a LACUNA do conhecimento naquela determinada área que você pretende avaliar com seu trabalho. É isto que irá dar originalidade ao seu estudo.




18 comentários:

  1. Nossa!!! Muito Obrigada, Ajudou-me demais, entrei em outros sites, mas nem exemplo tem e o seu deu-me tudo que precisava e muito mais. Muito Obrigada de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou. Fiz este trabalho exatamente para facilitar a compreensão do aluno que já está cansado de tanto pensar em outras coisas e ainda assim não consegue formular precisamente as idéias para a confecção de mais um tópico do trabalho.
    Agradeço os elogios.
    Nádia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente foi muito enriquecedor. O texto está com linguagem clara e objetiva. Tinha navegado e outros sites,porém, ainda não conseguia assimilar . Obrigada !

      Excluir
    2. Que bom que você gostou. O propósito deste blog é exatamente este. Orientar o aluno em uma linguagem clara e objetiva.

      Excluir
  3. Esta, sim! Estava um tanto quanto perdido, mas agora apanhei o barco e vou montar o meu TCC.

    Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Muito Obrigado Nádia,estava dando nó na minha cabeça,mas com estas informações estou conseguindo interpretar da forma que pede o trabalho,e que tenha coerência.novamente muito obrigado espero que outras pessoas assim como eu encontrem seu blog que é muito bom,que está me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber quantas linhas deve conter uma justificativa

    ResponderExcluir
  6. Uma boa justificativa não tem um tamanho padrão. Algumas instituições costumam definir o número de linhas para uma Justificativa a maioria opta por 25 linhas. No entanto, uma Justificativas de meia página podem ser mais profundas e coerentes do que justificativas de quatro páginas. O desafio é dar, de maneira clara, respostas a algumas perguntas que, em conjunto, vão responder ao porquê principal:
    Por que escolhi esse tema? Por que é importante abordá-lo? Por que minha visão sobre o tema é diferente da visão de outras pessoas?
    Espero ter contribuido.
    Abraços,
    Nádia

    ResponderExcluir
  7. Realmente está muito bom e explicativo .Linguagem clara e objetiva . Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o propósito deste blog. Se consegui atingir meu objetivo fico muito feliz.

      Excluir
  8. É correto colocar citações na justificativa? Já vi algumas pessoas dizendo que não, mas eu gostaria de saber se isto esta na norma.
    No caso da citação confirmar a pouca produção científica sobre a temática posso coloca-lá?

    ResponderExcluir
  9. Simples e objectivo!
    Às vezes, é desta simplicidade didatica que se precisa, sobretudo para os estudantes dos primeiros anos...
    Parabens!...

    ResponderExcluir

Não esqueça de informar seu nome. Vá até 'Comentar como:', logo abaixo do campo de comentários, e clique em 'Nome/URL'.
Seria muito bom conhecer você!

Postagens