9 de julho de 2012

Etapas a serem seguidas para a elaboração do Método

Na seção de Métodos primeiramente é necessário iniciar informando sobre o propósito geral do estudo. Ou seja: Será realizado um estudo descritivo, ou analítico?

São os objetivos de um estudo que vão definir se ele será analítico ou descritivo.



Quando um estudo é descritivo?
Um estudo é descritivo (também muitas vezes chamado de estudo exploratório) quando: O objetivo de estudo for descrever a distribuição dos agravos e dos fatores que estão relacionados ao seu aparecimento. Este tipo de estudo deverá ser sempre o primeiro passo da investigação. É indicado quando você poucos dados na literatura, que o informe sobre o tema que irá investigar. 


Deve-se lembrar que, os estudos descritivos SEMPRE serão observacionais, o que significa que o pesquisador não exerce controle sobre variáveis, limitando-se à observação e registro de eventos. 

Quando um estudo é analítico?

Um estudo é analítico quando os objetivos do estudo forem verificar se o risco de desenvolver um determinado problema de saúde é maior entre o grupo exposto a determinado fator do que entre o grupo não-exposto a este fator.
O estudo analítico permite testar hipóteses que geralmente foram elaboradas a partir de estudos descritivos. E tem como propósito o estabelecimento de relação entre causa e efeito, ou seja, examinam a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou qualquer outra condição relacionada principalmente à saúde.

OBSERVAÇÃO:  
Os estudos descritivos são utilizados para alcançar dois objetivos principais:

1- Identificar grupos de risco e servir de 
base para o prosseguimento de pesquisas sobre o assunto através de estudos analíticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome. Vá até 'Comentar como:', logo abaixo do campo de comentários, e clique em 'Nome/URL'.
Seria muito bom conhecer você!

Postagens