8 de julho de 2012

Métodos ou Material e Métodos

O método pode também ser denominado “Materiais e Métodos”, porém nunca como Metodologia, pois metodologia é o estudo do método. Pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados os mais confiáveis quanto for possível. É necessário que haja uma descrição completa dos procedimentos metodológicos a serem adotados e dados sobre: localidade onde foi realizada a pesquisa, população estudada, tipo de amostra, variáveis selecionadas, técnicas e métodos de coleta, processamento e análise dos dados, incluindo os de natureza estatística.
Essas regras básicas estão diretamente relacionadas com o tipo de pesquisa a ser realizada (qualitativa ou quantitativa) o método a ser empregado difere quanto ao tipo de pesquisa a ser realizada
·         Pesquisa é qualitativa: tem como objetivo observar, compreender e descrever o significado de um determinado dado. É muito utilizada nas ciências sociais. Ela não analisa, mas sim interpreta os dados. 

Pesquisaquantitativa: A pesquisa quantitativa é especialmente projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística. Aplica-se a tudo o que pode ser medido. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc). 
É importante lembrar que cada tipo de estudo apresenta uma série de particularidades tanto àquelas relacionadas às estratégias utilizadas para a escolha da população de interesse quanto nas técnicas e procedimentos necessários para coletar e analisar os dados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome. Vá até 'Comentar como:', logo abaixo do campo de comentários, e clique em 'Nome/URL'.
Seria muito bom conhecer você!

Postagens